Chamonix
FrançaChamonix, aos pés do Mont Blanc, atrai esquiadores avançados e viajantes que buscam mais do que pistas. Sede das primeiras Olimpíadas de Inverno, oferece passeios panorâmicos, incluindo um teleférico até o topo da montanha Aiguille du Midi. Com mais de 150 km de pistas e áreas off-piste extremas, é um paraíso para esquiadores de todos os níveis. Dividida em quatro áreas, atende a todos os perfis, desde famílias em Les Houches até esquiadores avançados em Grands Montets. A estação combina tradição e modernidade, com hotéis renovados, restaurantes e bares, mantendo o charme da Belle Époque, com pratos típicos da Savóia e lojas de grife.
Temporada
Novembro a maio
Montanha
Base - 1.035 m
Topo - 3.842 m
106 Pistas
Lift
65
SERVIÇOS
GASTRONOMIA
A vila de Chamonix oferece muitas opções gastronômicas. Das mais sofisticadas, como o estrelado Albert 1er, às mais descontraídas, como o Plan Joran. Isso significa que o viajante encontra desde pratos típicos da Savóia, como fondues e racletes, até culinária asiática. Além disso, a cidade é pontilhada por bakeries e pâtisseries, que honram a tradição francesa. Aberto há quase 20 anos, o La Bergerie de Plan-Praz é um dos destaques na montanha e serve maravilhosas carnes assadas em forno a lenha. Já o Akashon traz uma cozinha moderna, que valoriza os ingredientes locais e serve como opção para dividir a torta de queijo Reblochon, especialidade da região da Savóia.
ATIVIDADES ALÉM DO SKI
São imperdíveis os passeios para o Aiguille du Midi e o Mer de Glace: o primeiro é um mirante com uma cabine de vidro a quase quatro mil metros de altura e, o segundo, a maior geleira da França. Na cidade de Chamonix em si, há vários museus que recontam a história da região, como o Maison de L’Alpage. Para relaxar, o QC Terme é imperdível: parte de uma cadeia italiana, o spa tem 3.000m².
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS
A atração mais divertida para os pequenos é com certeza a Luge Alpine Coaster, uma montanha-russa de 1.300 metros com curvas e giros no centro de Chamonix. Em meio às pistas, há áreas dedicadas às crianças em Les Houches (Chavants Children’s Club, com tubing e tirolesa), La Flégère (Mont Blanc Legend, com snow village) e La Poya (ski area com elevadores de polia). O Clube Piou-Piou e o Panda Club oferecem aulas de ski.
COMPRAS
O centrinho tem lojas de grandes marcas, como The North Face e Moncler. Mas há também lojas locais interessantes, como a Arpin, que vende cobertores e roupas de lã feitas artesanalmente, e a Le Dogue Bleu Antiquites, com peças de decoração vintage e contemporâneas. Para lembrancinhas gourmet, a Le Refuge Payot reúne queijos, embutidos e licores. Para artigos de ski, a Rabbit On The Foot é imperdível: o dono, Peter Steltzner, confecciona skis de madeira sob medida.
VIDA NOTURNA
A balada da cidade é o L’Amnesia, mas há muitos restaurantes que viram cenários de festas animadas ao cair da noite, como o Les Caves, o La Terrasse e o Chambre Neuf. Para um drink em um ambiente mais tranquilo e sofisticado, boa opção é o QuartzBar. Outro destaque é a crescente cervejeira da cidade, como demonstram o MBC e o Le Solerey Brewpub.
COMO CHEGAR
MAPA
Opções de hospedagem
Localizado aos pés do lift de Aiguille du Midi e com vista para o Mont Blanc, tem um design vintage moderninho. Prático e estiloso, o hotel se preocupa com os detalhes: seja no spa by Nuxe, com tratamentos nórdicos feitos com gelo fininho; seja nos pratos franceses do restaurante; ou…
Instalado em uma rua tranquila do centro de Chamonix, esse hotel de mais de cem anos de idade é francês por excelência. Sua decoração elegante, inspirada nos palácios que foram erguidos na cidade no século 19, acolhe os hóspedes do saguão às 40 acomodações. O hotel tem piscina externa aquecida,…
Alto luxo e design de ponta estão disponíveis nos Alpes, mas eles não se reúnem sob o mesmo teto com muita frequência. La Folie Douce, em Chamonix, é a rara exceção: uma beleza da Belle Époque com mais de 250 quartos e suítes, cinco restaurantes, uma piscina externa aquecida e…
Aqui, todos os hóspedes estão convidados a desvendar um mistério fictício buscando pistas espalhadas pelo hotel. Essa proposta, simples e criativa, já diz muito sobre o Le Refuge des Aiglons, que usa peças vintage para criar ambientes modernos e descolados. Todo jovial, ele investe em áreas comuns abertas, jogos de…