FAQ
As opções dependem, claro, do destino escolhido. Nas estações mais próximas de cidadezinhas e grandes centros urbanos o programa pode variar de ir às compras até assistir a shows e aos últimos lançamentos do cinema. Mas os próprios resorts disponibilizam inúmeras atividades na montanha para quem quer ter um dia de descanso, sem esqui. Caminhadas na neve com uma espécie de raquete acoplada ao sapato (que impede os escorregões), passeios de snowmobile (as motos de neve) e trenós puxados por cachorros estão entre as alternativas capazes de divertir a família inteira. Isso sem falar que a maioria dos hotéis tem spas com uma longa lista de tratamentos para relaxar.
Deve! É a chance única de unir a prática de uma atividade superprazerosa ao ar livre com um cenário cinematográfico. Não há limite de idade, não é preciso ser um esportista profissional e algumas estações estão preparadas para ensinar até mesmo deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção.
E muito! Poucas atividades são tão perfeitas para se praticar em família. As estações mantêm escolinhas com instrutores especializados que, de forma lúdica, ensinam os pequenos a esquiar em pistas adequadas ao nível de cada um, muitas vezes acompanhados por mascotes e elementos do mundo infantil.A diversão é garantida e eles adoram o contato com a neve e com o esporte. Os meios de elevação também são especialmente desenvolvidos para eles – o mais comum é tapete mágico, uma esteira rolante que leva até começo da pista.
Esquis e bastão ou prancha de snowboard, dependendo da modalidade escolhida, além de uma bota especial.
Fazendo aulas. Esqueça a ideia equivocada de que você pode aprender sozinho ou com os amigos mais experientes. As lições com professores especializados são importantes paracoordenar os movimentos e adquirir a técnica de maneira segura. Reserve três ou quadro dias para os treinos e logo, logo você já conseguirá se aventurar sozinho pelas pistas.
Não é necessário ser um esportista profissional, mas é bom estar com o condicionamento físico em dia. Comece a se exercitar regularmente seis semanas antes da viagem, priorizando os exercícios que fortalecem as pernas e glúteos e os aeróbicos (caminhadas, corridas e pedaladas).
Peças que permitam a respiração e, ao mesmo tempo, aqueçam e protejam contra o vento. O ideal é seguir o princípio das camadas: comece com uma camiseta de manga longa, de preferência de microfibra; vista por cima um casaco de fleece, material que forma uma espécie de colchão de ar sobre a pele, mantendo a temperatura do corpo e deixando os movimentos livres; por fim, termine com um casaco impermeável à prova de vento e umidade. Os melhores são aqueles feitos especificamente para o esporte, pois possuem zíperes e bolsos estratégicos.
Luvas e meias quentinhas, além de um bom par de goggles, os óculos de esqui. Eles têm lentes especiais que protegem os olhos do sol e da neve.
A maioria das estações de esqui tem tudo para alugar, mas vale a pena investir em peças-chave, especialmente roupas. É o caso das luvas, por exemplo, que só aquecem de verdade quando vestem perfeitamente. As demais peças de roupas são opcionais. Já os esquis, bastões, pranchas e botas poder ser alugados facilmente.
Logo depois de aprender a andar as crianças já podem ensaiar os primeiros passos na neve. De maneira geral, as escolinhas estabelecem a idade mínima de 3 anos.
Os mesmos que os adultos, mas em pequena escala. Não é preciso comprar os equipamentos (que podem ser alugados in loco), mas é estratégico levar algumas peças de roupas quevistam perfeitamente, pois nem sempre há uma grande variedade de tamanhos para locação. Os macacões impermeáveis são ideais para os menores – como eles se movimentam muito, ele evita que a neve entre em contato com a pele entre a calça e o casaco.
Evite agendar aulas na escolinha logo no primeiro dia. Deixe as crianças primeiro se familiarizarem com o novo cenário. Quebrar o gelo com brincadeiras é uma ótima ideia – que tal esculpir bonecos de neve ou desenhar anjinhos no chão abrindo e fechando braços e pernas? Elas vão adorar! Aproveite para checar se as roupas estão mantendo os pequenos aquecidos e confortáveis.