Mais informações

Fundada pelos garimpeiros em 1879, época da corrida da prata pelo Oeste americano, a terra dos índios Ute começou a receber esquiadores e turistas nos anos 40, quando a estação de esqui foi inaugurada. De lá para cá, a badalada Aspen soube crescer com graça, sem abrir mão de seu estilo original. Isso significa que, apesar de ter dezenas de hotéis que estão entre os melhores do mundo, lojas de grife e restaurantes idem, ela é, antes de tudo, uma cidade de verdade, com lindas construções ao estilo vitoriano. Aspen é o destino principal de um complexo que inclui, na verdade, quatro montanhas de esqui – além da Ajax, com 76 quilômetros de pistas perfeitos para esquiadores experientes (não há pistas para iniciantes!), é possível esquiar nas vizinhas Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass com o mesmo passe. É possível organizar viagens de heliski em charters para Telluride (a 40 minutos de voo) e saídas de snowcat para esqui em neve powder nas encostas de Aspen Mountain.

Escola: Oferece aulas particulares  ou em grupo de esqui e snowboard. Há também lições especiais para famílias, crianças e adolescentes.

Aluguel de equipamentos: A Four Mountain Sports é a melhor opção – há lojas por toda a cidade, na base da montanha e também dentro de alguns hotéis. É possível escolher entre três categorias de equipamentos: premium (novíssimos, comprados especialmente para a temporada); deluxe (novos, do último inverno); e sport (mais simples, de temporadas anteriores).

Além do esqui: Há ioga para esquiadores no Sundeck e caminhadas na neve guiadas por naturalistas, além das opções na cidade, que incluem ótimas lojas para compras, espetáculos na Wheeler Opera House e bons museus como o Aspen Art Museum.

Para as crianças: Na vizinha Snowmass, a 15 minutos de distância, a Treehouse Kids’ Adventure Center é um complexo de mais de 2 mil metros quadrados de lazer para os pequenos, com serviços de baby-sitter, recreação e aulas variadas.

Gastronomia: Além das diversas alternativas na cidade, que incluem de opções estreladas (caso do japonês Matsuhisa) a delícias tipicamente americanas (a especialidade da Paradise Bakery), há quatro restaurantes na montanha: Ajax Tavern, na base da Gondola Silver Queen, famosa pelas batatas fritas trufadas; Sundeck, que serve boas pizzas; Bonnie’s, perfeito para lanches e take away; e Element 47, de cozinha gourmet.

  • Base: 2.422 metros
  • Topo: 3.418 metros
  • Meios de elevação: 8
  • Pistas: 48% intermediário, 26% avançado e 26% expert